25 de abril de 2016

Confrei na horta e jardim - Parte 2

Adube suas plantas e combata lesmas com essa planta fantástica.


Segunda parte do artigo sobre confrei. Para ler a parte 1, clique aqui.
Flor de Confrei

Mais utilidades dessa planta fantástica, nesse segundo vídeo da série sobre uso do confrei na nossa horta. Nesse vídeo você irá aprender a usar o confrei como:
1 - Preparado de calda fermentada de confrei com esterco de galinha: misturar 1 litro de calda fermentada de confrei + 35 g de esterco de galinha, em 3 litros de água, misturando bem, até dissolver todo o esterco. Diluir essa mistura em 10 litros de água e regar a base das plantas, de 15 em 15 dias. Fantástico para produção de tomates e solanaceas de modo geral, pois o equilíbrio entre nitrogênio e potássio propicia o desenvolvimento vegetativo da planta e a formação de flores e frutos.

2 - Como planta companheira: Excelente companheira para árvores e arbustos, principalmente frutíferas. Confrei plantado sob as árvores, na projeção da copa da mesma, ajudam a mobilizar nutrientes, do fundo do nosso solo. As folhas mais velhas do confrei, não colhidas, se decompõem, melhorando o solo sob as árvores.

3 - Ativador de composto: Por ser também fonte de nitrogênio, rico em proteínas e pouco fibroso, o confrei se decompõem muito rapidamente. Se colocado no composto, ele acelera o processo de decomposição da matéria orgânica da mistura, fazendo com que a pilha esquente mais rapidamente e liberando os nutrientes (acumulados nas folhas), na pilha de compostagem. Fazendo com que o produto final seja de melhor qualidade. Pode-se misturar as folhas de confrei picadas, diretamente sobre o composto, ou então, bater no liquidificador algumas folhas de confrei, com água, e regar a composteira com essa mistura.

4 - Substrato para cultivo: As folhas das árvores, que caem no fim do outono, são ricas em carbono. Já as folhas de confrei são ricas em nitrogênio. Podemos acelerar o processo de decomposição das folhas decaídas das árvores, usando a característica de ativador de composto do confrei, ao mistura-los e deixando-os compostar. Coloque em uma composteira, ou em um saco de lixo, 10 cm de folhas de árvores trituradas, cubra com uma camada fina de folhas de confrei trituradas e umedeça levemente. Repita o processo até completar o volume da composteira/saco. Depois de 2 a 3 meses, dependendo da temperatura, a mistura transforma-se em um substrato riquíssimo para uso em sementeiras e cultivo de mudas em geral.

5 - Impulso inicial para mudas: Durante o preparo do berço, para plantio de nossas mudas, colocar 1 ou 2 folhas de confrei, bem picadas, no fundo deste berço. Cobrir as folhas com um pouco de matéria orgânica já decomposta, como húmus de minhoca ou composto. Completar o berço com terra, regar e cobrir com folhas secas. Aguardar uma semana e plantar a muda no berço. As folhas de confrei se decompõem rapidamente, liberando os nutrientes que estas acumularam, fornecendo nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento das mudas.

6 - Combate a lesmas e caracóis: As folhas de confrei, quando iniciam o processo de decomposição, são irresistíveis para lesmas e caracóis. Se sofremos com infestação de lesmas e caracóis na nossa horta, devemos, antes de usar as folhas de confrei como adubo ou cobertura de solo, espalhar algumas destas folhas no local da infestação. Dessa maneira, as folhas funcionam como armadilhas para as lesmas, que irão se agrupar sobre e sob as folhas, facilitando assim a catação das mesmas.


Vídeo parte 1 aqui.


0 comentários: