29 de março de 2017

Coleta e Multiplicação de Microrganismos Eficazes (EM) - Parte 1

Vídeo complementar, parte 1, do artigo Microrganismos Eficazes deste blog.

Nos vídeos, demonstro adaptações feitas no item Como Produzir do artigo acima, resultado de dicas de alguns leitores, muitas pesquisas e experimentações.

Vídeo parte 1:


Vídeo parte 2: clique aqui

8 comentários:

Mateus disse...

Mto legal!!!

Neco Torquato Villela disse...

Vlw Mateus!

Flávia disse...

Esperando o P2. Obrigada!!

Neco Torquato Villela disse...

Tá quase Flávia! Até

Douglas disse...

Olá Neco! Nossa, adorei os vídeos sobre a coleta e a reprodução! Tenho buscado bastante sobre o assunto e o teu material ta muito bacana! Olha só, eu to fazendo a coleta com a sugestão que vc deu, de colocar a terra e a serrapilheira numa caixa. Fazem 7 dias já, e tem bastante colonização de cor branca, um pouco de laranja, e alguns pontos acinzentados (esses devem ser tirados né?). O fato de não terem aparecido as outras cores ainda quer dizer que eu tenho que esperar mais? Se elas não aparecerem quer dizer que não deu certo ou eu posso passar pro próximo passo da reprodução só com os brancos e os laranjas?
Agradecido, amigo!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Douglas,

Não precisa esperar aparecer fungos de outras cores, nem retirar os cinzas. Quando vc notar a predominância de fungos brancos, já pode coletar. Não tem problema se tiver outras cores como amarelo, laranja, rosa, verde claro, etc. Penso que no ponto que está a sua colonização, vc já pode fazer o processo de reprodução com açúcar mascavo.

Vc só deve se preocupar se a predominância for dos fungos pretos e verdes escuros. Nesse caso, é melhor descartar o arroz e começar o processo novamente. Apesar de ter alguns amigos que produzem o EM, mesmo quando o arroz esta com fungos pretos, nas minhas observações e estudos vi que, na natureza, quando há abundância de alimentos, os microrganismos benéficos dominam, que são os fungos brancos, amarelos, rosa, etc (mas principalmente os brancos). Quando há menos alimentos, os microrganismos não benéficos, oportunistas, tendem a dominar, que são fungos verdes escuros e pretos.

Vlw pela força, abraço e boa sorte!

Luiz Duenas disse...

Bom dia Neco,

Na mesma mata onde eu coleto serrapilheira tem dois pés de uva japão gigantescos, e o chão está repleto de frutos. Será que eu poderia utilizar essa matéria prima (muito doce) na elaboração de algum tipo de biofertilizante?

Abraço

Neco Torquato Villela disse...

Olá Luiz,

Todo tipo de açúcares, seja de cana, de frutas, ou de outro origem, podem ser usados para preparo de biofertilizantes, pois ajudam no processo de fermentação.

Experimente bater a uva japão no liquidificador e misturar com pó de rocha, folhas de mamona, etc... juntamente com água e EM. Deixe fermentar por 1 semana e faça um teste com alguma planta de crescimento rápido que vc tenha por aí. Aí é observar para ver os resultados.

Até e boa sorte!